
PROJETOS
SONORA - FESTIVAL INTERNACIONAL
DE COMPOSITORAS
O “Sonora – Festival Internacional de Compositoras” nasceu no Brasil com o objetivo principal de mostrar e incentivar a força da mulher compositora. O projeto surgiu da hashtag #mulherescriando, que foi uma iniciativa da musicista Deh Mussulini para romper o imaginário de que existem poucas compositoras, fazendo com que mulheres espalhadas pelo país apresentassem seus trabalhos nas redes sociais.
Atualmente a rede já atingiu 74 cidades em 16 países e prossegue com seu objetivo central de dar visibilidade, promover e legitimar a presença da mulher compositora, empoderando-a artística, profissional e economicamente, contribuindo para a redução da desigualdade de gêneros no meio musical.
O Sonora chegou em Portugal já no seu primeiro ano, em 2016, trazido por Isabella Bretz, cocriadora da rede. Atualmente é realizado pela Lasca de Vento.
ABREVIAR DISTÂNCIAS
Instigada a conhecer mais a lusofonia, Isabella Bretz produziu em 2017 o álbum “Canções Para Abreviar Distâncias: uma viagem pela língua portuguesa”. A obra conta com 8 poemas musicados por Isabella Bretz, cada um de um país diferente da lusofonia, sendo todos de escritores vivos no ano do lançamento. São eles: Adélia Prado (Brasil), José Luís Peixoto (Portugal), Mia Couto (Moçambique), Conceição Lima (São Tomé e Príncipe), Vera Duarte (Cabo Verde), Odete Semedo (Guiné-Bissau), Ana Paula Tavares (Angola) e Crisódio T. Araújo (Timor-Leste, in memorian). Oito artistas brasileiros foram convidados para ilustrarem os poemas, obras essas que estão presentes no encarte do disco.
O álbum transbordou para outras áreas, incluindo rodas de conversa, palestras, oficinas, atividades acadêmicas, audiovisual e mais. A Lasca de Vento promove atividades ligadas ao “Abreviar Distâncias” em diferentes setores, como música, literatura, audiovisual e ensino da língua portuguesa.
AUDIO FOR SINGERS
O projeto “Audio For Singers” surgiu do desejo de preencher um vazio na indústria musical: a fraca existência de material didático com linguagem acessível sobre áudio, especialmente em língua portuguesa. Pensando nisso, os músicos Isabella Bretz e Rodrigo Lana escreveram o livro que queriam ter lido no início de suas carreiras, recortando o assunto para uma área mais específica e desprovida de conteúdo: o canto.
A soma da experiência de Isabella com o canto e a de Rodrigo com a engenharia de áudio proporcionou a escrita de um texto assertivo, leve, acessível e completo, que tem o seu conteúdo enriquecido por ilustrações elaboradas por eles e executadas pelo ilustrador Jackson Abacatu. Temas técnicos e de difícil compreensão foram apresentados com a ajuda de analogias e exemplos próximos da realidade de qualquer pessoa. Tanto cantores com longa experiência na área como iniciantes podem aprender como potencializar o seu trabalho com as ferramentas que o conhecimento de áudio oferece. Também se beneficiam dessas informações narradores artísticos, dubladores, locutores e demais profissionais da voz.
Além do livro, o projeto produz e publica conteúdo educativo gratuito em sua página do Instagram, no Youtube e Website, além de oferecer oficinas e masterclasses presenciais e online.