Pequenezas: cada passo até o amanhã
- Lasca de Vento
- 25 de fev. de 2024
- 2 min de leitura

“pequenezas: cada passo até o amanhã” é o título do mais recente disco do trio Isabella Bretz, Rodrigo Lana e Jackson Abacatu que explora a sustentabilidade e a urgência da crise climática em doze canções e contos ilustrados. O projeto é apresentado este domingo, dia 25 de fevereiro, às 17h, no Samambaia Bar, em Lisboa, num encontro de entrada livre que inclui um debate aberto sobre produção cultural sustentável e espaço para outras apresentações artísticas sobre arte e natureza.
O disco inclui seis canções e seis contos que abordam temas como o consumismo, alimentação orgânica, redução do consumo de carne, mobilidade sustentável, impacto da desflorestação, preservação da água, reciclagem e reaproveitamento, redução do consumo de energia, pegada de carbono, responsabilidade individual e alterações climáticas inspirados por uma investigação que envolveu temáticas como agroecologia, biologia, clima e sustentabilidade.
"É necessário abordar as questões ambientais de maneira abrangente, visando alcançar um público mais vasto e estimular a mudança de mentalidades. Enquanto para alguns indivíduos a simples visualização de imagens catastróficas é suficiente para provocar uma alteração nas suas perceções e ações, para outros a apresentação de dados científicos é o que basta. Existem ainda aqueles que só consideram modificar os seus comportamentos quando são diretamente afetados pela crise climática. É premente instigar esta mudança. Esperamos que a nossa arte catalise cada passo em direção a um futuro mais ético, sustentável e saudável", afirma Isabella Bretz.
O projeto, apoiado pela DGArtes, conta com a produção executiva e direção artística de Isabella Bretz, cantautora e narradora dos contos e com a produção musical de Rodrigo Lana. A redação dos contos contou ainda com a participação de Jackson Abacatu, responsável pelas ilustrações, e Aline Cântia, do Instituto Abrapalavra.
O projeto está disponível no YouTube, Spotify, Apple Music, Deezer e Tidal.
Comments